Para que a comunicação excelente cumpra seu papel nos processos internos da organização, é necessário que os líderes estejam atentos ao que sua equipe tem a informar. A habilidade de ouvir é algo a ser praticado durante todo trajeto profissional, o que melhorará a cada nova experiência vivida.
Segue alguns fatores que enfraquecem a capacidade de ouvir dentro das organizações.
•Hábitos - Consciente ou inconscientemente, estamos acostumados a interromper os outros, a tirar conclusões precipitadas/apressadas, a distrair o interlocutor, agindo dispersivamente;
•Filtros - Crenças, experiências, costumes, expectativas, pressupostos, preconceitos e cultura, são filtros pelos quais peneiramos tudo aquilo que ouvimos. O significado das coisas não está nelas, mas em nós;
•Ambiente Físico - Ruídos, desconforto físico, distrações visuais, fadiga ou falta de privacidade, influenciam negativamente a capacidade de escutar;
•Competição - Ao querermos dominar uma conversação, gastamos mais tempo pensando no que iremos dizer do que escutar o que os outros têm a dizer;
•Timidez - A pessoa tímida ou dependente, preocupa-se mais com o que os outros podem vir a pensar delas do que o que eles estão realmente dizendo ou querendo dizer;
•Más notícias - Quando nos dizem coisas que não queremos ouvir, nós nos desligamos da conversa;
•Prepotência - A falta de humildade e a crença de que somos superiores, nos impedem de dar valor ao que os outros têm a nos comunicar;
•Velocidade de Assimilação - Uma pessoa normal pronuncia entre 100 e 150 palavras por minuto, enquanto que uma outra pessoa normal consegue assimilar entre 250 e 500 palavras por minuto. Assim, é fácil esta ultima se distrair com outras coisas capazes de preencher os espaços deixados na sua mente pela fala da primeira.
Fonte: http://www.attender.com.br/publico/dicas/comun-habilidade.htm
Por Karen Brandassi
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