Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ouvir e Comunicar


   É comum ouvirmos alguém dizer que é um bom ouvinte, muitos se autodenominam assim por acreditarem que a sua capacidade de audição é excelente, porém poucos sabem que a sua capacidade de armazenamento de informações é limitada. A habilidade de ouvir, vai além do simples escutar, mas sim compreender o que de fato é dito.

   Muitas falhas na comunicação empresarial podem ser atribuídas a esse fato, como comprova um estudo realizado em três instituições norte-americanas (University of Minnesota, Florida State University e Michigan State University), em que imediatamente após ouvirmos uma palestra, em média não lembramos de metade do que foi dito independente da atenção que dedicamos à apresentação. Após oito horas, tendemos a recordar somente 1/3 do que ouvimos. E depois de dois meses, normalmente recordamos de 25% do que assistimos. São dados impressionantes quando nos damos conta em quanto investimos em aprendizado, quando na verdade seria melhor investir e dedicar-se a aprender em como adquirir esse conhecimento.

   Durante os anos escolares realizamos diversos exercícios de leitura em voz alta, quando tínhamos que ouvir um colega, mas pouco se prestava atenção no conteúdo, já que nosso foco estava no ponto em que ele iria parar, pois a professora poderia nos escolher para continuar a leitura. Logo, o sentido da audição deveria ser melhor trabalhado em nossa educação para evitar futuras falhas na comunicação.

   No dia a dia das organizações as interferências e a velocidade em que são ditas as informações são fatores que influenciam a nossa capacidade de concentração. Cabe ao comunicador perceber que as capacidades e limitações diferem um dos outros e que ao comunicar deve-se levar em conta os possíveis ruídos que interferem na habilidade de ouvir, como a emoção, defesa, pressão e a ansiedade. Dessa forma poderá identificar a melhor ferramenta para a transmissão clara das informações, por consequência a retenção dessa mensagem por sua equipe.


Por Raquel Longo

Fonte:http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=15&ID_COLUNISTA=19

Nenhum comentário:

Postar um comentário