Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Como ouvir corretamente

Quando ouvimos atentamente uma pessoa, estamos na verdade ouvindo duas partes distintas de sua mensagem. No primeiro momento estamos prestando atenção nas palavras,ou seja, o conteúdo que esta sendo transmitido.Em seguida podemos dizer que prestamos atenção no sentido das palavras,no tom de voz do emissor e sua linguagem corporal. Nossa capacidade de ouvir varia durante o dia todo, dependendo da situação, de quem fala e de nossos hábitos. De acordo com o grau de boa vontade que colocamos em uma situação particular, nossa habilidade de ouvir se enquadrará em três níveis gerais de atenção:

Ouvir Passivamente - Este é o menor nível da habilidade de ouvir. Neste nível, nossa atenção está voltada principalmente para nós mesmos e não para a outra pessoa. Não prestamos atenção nas palavras nem no significado da mensagem.

Ouvir Superficialmente - Neste nível, ouvimos as palavras mas não entendemos o seu sentido mais profundo. Com esse tipo de atitude não participamos da comunicação, pois não estamos captando a mensagem toda.

Ouvir Atentamente - É nível mais alto desta habilidade - significa estar totalmente envolvido no processo de comunicação. Neste nível, tentamos nos colocar no lugar do outro - tentando ver as coisas sob o ponto de vista dele. Recebemos a mensagem completa tanto em palavras como em sentimentos.

Então,ouvir corretamente é:
•Permanecer em alerta;
•Possibilitar uma boa recepção da informação;
•Decodificar a informação de maneira a extrair dela o real significado;

Mais informações:
http://www.attender.com.br/publico/dicas/comun-habilidade.htm

Por: Karen Brandassi

Nenhum comentário:

Postar um comentário