Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Os melhores líderes


No início deste mês foi publicado pela editora abril o Guia das revistas parceiras VOCÊ S/A | EXAME  “150 melhores empresas para você trabalhar 2010”. Entre os diversos pontos analisados nas empresas vencedoras, a característica que mais se destaca é sem dúvida nenhuma a liderança. 
Nas empresas campeãs os líderes são os responsáveis por compreender e traduzir os anseios e necessidades dos colaboradores com a cultura e objetivos estratégicos da organização. É nesse ponto que se destacam os líderes que realmente conseguem alinhar os interesses entre seus funcionários, daqueles que representam apenas o papel de chefia. Esses verdadeiros líderes conseguem que as pessoas se sintam valorizadas e satisfeitas com a empresa e por consequência fazem com que sua equipe entregue melhores resultados.
Segundo José Drummond Jr., presidente da campeã do ano, Whirlpool - que está presente no guia desde sua primeira edição em 1997 - “O máximo do perfil de um líder é trabalhar todo dia para desenvolver gente melhor do que ele”. Assim, o objetivo do líder deve ser atrair, desenvolver e reter profissionais que tenham os valores em sintonia com objetivos da empresa. 
 
 Vale lembrar que as empresas que participam desse anuário são avaliadas por seus funcionários, que não são obrigados a responder e podem falar para os jornalistas da Você S/A o que realmente ponderam sobre seu ambiente de trabalho. Esse é um selo importante, pois mostra o valor e força que os funcionários possuem dentro e fora das organizações. 
É claro que levar uma liderança efetiva do discurso até as atitudes práticas não é uma tarefa fácil, porém as 150 melhores empresas vencedoras do ano estão aí para provar que sim, é possível. Empresas que possuem líderes com essa habilidade conseguem que sua equipe trabalhe melhor e produza mais. 
Por Renata Ferreira

Fonte: Guia Você S/A | EXAME "150 melhores empresas para você trabalhar 2010"

Um comentário:

  1. No decorrer da leitura comecei a refletir sobre a líder de minha instituição e seu comportamento. E acho que achei o problema ou a solução... hahaha adorei a matéria... Parabéns,

    ResponderExcluir