Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Geração Y


Até pouco tempo era apenas uma forma de classificar uma nova geração, agora essa nomenclatura é realidade e está no mercado de trabalho, a tão comentada geração Y está mudando ou pelo menos está fazendo com que a maneira de gerir em algumas empresas mude.

A geração Y é composta por jovens que nasceram no advento da internet e do celular, nas empresas buscam uma ascensão rápida, querem conhecimento e poder de decisão, são profissionais do mercado e não de uma empresa.

Diante disso, alguns líderes estão mudando a maneira de as carreiras de seus funcionários, esses jovens são conhecidos como impacientes, infiéis e insubordinados e também estão preocupados com responsabilidade social e sustentabilidade.

Alinhar tanta expectativa não está sendo uma tarefa fácil para as organizações, mas algumas empresas já começam a fazer mudanças. Na Microsoft, por exemplo, os funcionários revisam metas e planos de carreira duas vezes por ano com o chefe imediato.





Antes, algumas empresas renomadas no mercado não precisavam de muitos esforços para atrair jovens profissionais, mas geração Y não liga muito para o nome da empresa, eles querem mesmo é desafios, crescimento rápido, colocar a mão na massa.

Os programas de trainee, que normalmente são a porta de entrada dos jovens nas empresas, estão mudando sua forma de remuneração, a General Electric, por exemplo, passou a oferecer progressão salarial atrelada a metas. No final do programa, a remuneração de cada participante pode ser 50% maior que no início. Na Unilever o programa foi estendido de dois para três anos para que os jovens considerados talentosos tenham tempo de atuar em diversas áreas e sejam expostos a mais desafios. No final dos três anos podem chegar ao cargo de gerente.

As organizações estão com o tempo se adaptando a essa nova realidade, mas esses jovens também estão se adaptando a cultura das organizações que representam, no final das contas ambos precisam ceder.Um bom início é alinhar expectativas e ser transparente com os desejos e anseios, os líderes precisam ouvir o que esses jovens têm a dizer, pois essa geração será o novo líder de um amanhã bem próximo.

Por: Sarah Salgado
Fonte: Revista Exame. 20/03/2008

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Como ouvir corretamente

Quando ouvimos atentamente uma pessoa, estamos na verdade ouvindo duas partes distintas de sua mensagem. No primeiro momento estamos prestando atenção nas palavras,ou seja, o conteúdo que esta sendo transmitido.Em seguida podemos dizer que prestamos atenção no sentido das palavras,no tom de voz do emissor e sua linguagem corporal. Nossa capacidade de ouvir varia durante o dia todo, dependendo da situação, de quem fala e de nossos hábitos. De acordo com o grau de boa vontade que colocamos em uma situação particular, nossa habilidade de ouvir se enquadrará em três níveis gerais de atenção:

Ouvir Passivamente - Este é o menor nível da habilidade de ouvir. Neste nível, nossa atenção está voltada principalmente para nós mesmos e não para a outra pessoa. Não prestamos atenção nas palavras nem no significado da mensagem.

Ouvir Superficialmente - Neste nível, ouvimos as palavras mas não entendemos o seu sentido mais profundo. Com esse tipo de atitude não participamos da comunicação, pois não estamos captando a mensagem toda.

Ouvir Atentamente - É nível mais alto desta habilidade - significa estar totalmente envolvido no processo de comunicação. Neste nível, tentamos nos colocar no lugar do outro - tentando ver as coisas sob o ponto de vista dele. Recebemos a mensagem completa tanto em palavras como em sentimentos.

Então,ouvir corretamente é:
•Permanecer em alerta;
•Possibilitar uma boa recepção da informação;
•Decodificar a informação de maneira a extrair dela o real significado;

Mais informações:
http://www.attender.com.br/publico/dicas/comun-habilidade.htm

Por: Karen Brandassi

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sobre o blog...

O Blog Habilidade de Ouvir foi desenvolvido por alunas do terceiro ano de Relações Públicas da faculdade Cásper Líbero, sob orientação da professora Viviane Mansi.
  

Temos como principal objetivo apresentar os principais aspectos que compõem o tema habilidade de ouvir, bem como as possíveis barreiras da interpretação, seus aspectos comportamentais e a interpretação de mensagens não-verbais.

Artigos, notícias, entrevistas e conceitos serão postados uma vez por semana em nosso blog e esperamos que com a participação de todos possamos difundir o tema e gerar conhecimento.

Boa Leitura!

Por: Raquel Longo